domingo, 19 de setembro de 2010

O que é sannyas? (Texto extraído do livro Dhammappada – The Way of the Buda, Livro 7, discurso nº 3)

Sannyas é mover-se em um mundo em que você nada sabe de antemão, você está se movendo em um oceano tão desconhecido que não sabe o que vai acontecer, onde não há garantia de que você vá atingir a outra margem, de que você vai poder voltar à velha margem outra vez. Não há garantia. E o oceano á tão vasto e o barco tão pequeno. Mas só a coragem de pegar um barco tão pequeno e ir ao mar desconhecido, o próprio fenômeno de arriscar a sua vida, torna-o vivo. O próprio risco dá a você um novo nascimento.

Buda diz: “….Mas dai a vida vai ser difícil para o homem que se compromete totalmente com o caminho da perfeição, com pureza, desapego e determinação. Ele vê a Luz.”

Se você quer ver a Luz, e esta é a palavra de Buda para Deus, se quer ver a Verdade, e se quer ser liberado pela verdade, se quer ir além desta estúpida miséria na qual tem vivido por séculos, se quer ter asas para voar acima das nuvens, na vastidão do céu, se quer sussurrar para as estrelas e dançar com o cosmos, então andar pela vida vai ser difícil, porque o crescimento é doloroso, porque o crescimento é árduo. é subir montanha acima, é ir contra a multidão. É ir contra a tradição, contra a convenção. É o tornar-se livre de tudo o que o mantém em escravidão.Mas quando você vive em uma prisão tem muitas seguranças lá. Por exemplo, lá ninguém vai matar você, porque você está protegido lá. Você tem abrigo, comida, etc.

3 comentários:

Daniela disse...

Saudades de Voce pai.

Anônimo disse...

Anand, que a viagem seja no caminho da luz... ainda guardo comigo todo o amor que me banhou no último encontro que tivemos, por acaso, num Franz Café.
E espero que todos possam lhe dar uma despedida cheia de amor e celebração, porque afinal a morte nada mais é do que o ápice da vida.
love, Dhyan Premal

Daniela disse...

Voce sumiu pai, para nao fazer mais sucesso, pra ficar livre de tanta gente que nao importa, e que nao realmente se importava com voce. Saiu do mundo "Social". Passou a sentir muitas coisas, a ser delicado, ouvir muita musica, a caminhar, a dar gargalhadas com coisas simples. Aprendeu a amar com calma.
Cada vez mais deixando de pensar em coisas serias, e duras. E seus ultimos meses amou muito.
Eu amo voce pra sempre.